Nós sabemos que somos sozinhos, que ninguém pode caminhar por nós. Mesmo assim, insisto em me apoiar em previsões, leituras de tarô, aspectos astrológicos, livros de magia e conversas com amigos. Era o que eu mais gostava de fazer. Era ótimo ter vários amigos perturbados: sentávamos todos ao redor dos livros e dos jogos, e passávamos horas conversando quando eu ia para São Paulo, todo ano em julho. Mas não fazíamos só isso. Aonde estivermos, somos leais uns aos outros. Porque são pessoas que escutam e ecoam a minha voz, entendem a minha língua.

Eu poderia e gostaria de dizer que estou super feliz nesse momento, que foi só me mudar para Berlim que a minha vida começou a ir pra frente, que todas as minhas escolhas foram felizes e que estou arrasando montes, mas eu não sei mentir. Tanta gente que eu gostaria que visse o meu sucesso, que eu gostaria de trazer junto, que eu gostaria de nem precisar dizer “estou mesmo bem!” já que seria óbvio, perceptível.

Se eu viver uma vida feliz, quem vai escrever os meus textos? Mas se eu aprender a viver uma vida feliz, não poderia escrever para ensinar como cheguei lá? Tanta gente escreve sobre tanta coisa… Tanta gente canta sobre tanta coisa e tanta gente parece que sai de uma fábrica de vozes iguais! A singularidade não pode ser dada pela roupa que você veste, ela vem de dentro. A singularidade da voz não está na capa do livro. Por isso escrevo escondida. Fujo da fábrica da padronização da minha voz. Também não a vendo, só empresto e temporariamente.

Tem algumas pessoas com as quais a comunicação é possível mas, mesmo com estas, não é sempre. A gente precisa se desvencilhar e ir viver a própria vida, individualmente, para coletar novas histórias, aprendizados a compartilhar. Não dá para viver em grupo, não para mim. Mas quando a voz chama, “é hora de conectar-se”, é assim que acontece. A voz que eu tenho que um dia sonhei que transformava uma chuva em eletricidade, quando o som da minha voz atravessava os pingos dágua ainda está aqui. E, às vezes, eu a escuto.

010320081245

 

